Donuts
Donuts, que já era uma mania internacional, agora virou paixão nacional. Os brasileiros aderiram às rosquinhas redondas, com furo ou recheadas como um sonho. E o tão famoso e queridinho, o cor-de-rosa com confeitos coloridos, que é o donuts favorito do Homer Simpson, também ganhou o coração do Brasil.
As confeitarias e padarias já oferecem este doce há algum tempo, mas a procura e a fama cresceram tanto que lojas especializadas apenas neste produto ganharam espaço e abriram as portas. E brasileiro que é brasileiro adora inovar e fazer adaptações. São opções desde o tradicional com cobertura glaceada aos recheados com chocolate e geleias.
Antes de tanta variedade, podia-se dizer que os sabores de donuts mais vendidos são os de recheio de baunilha e cobertura de chocolate e granulado, que lembram também a tradicional éclair, os de cobertura de açúcar de confeiteiro e de chocolate e os recheados de geleia.
Mas você sabe qual a diferença entre donuts e sonho?
Ambos possuem a mesma massa que leva fermento biológico e são fritos, apesar de já serem feitas versões assadas. A diferença está mesmo no formato e na origem, que em cada país recebeu nomes diferentes. A história conta que a massa foi criada na Alemanha e o doce ao ser levado aos Estados Unidos, por imigrantes holandeses, ganhou o formato de donuts. Em Portugal é conhecido pelo nome de Bola de Berlim, enquanto que no Brasil por Sonho.
Veja uma receita que separamos para você.
INGREDIENTES
Massa
3 tabletes de fermento biológico
½ colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
6 xícaras (chá) de farinha de trigo
MODO DE PREPARO:
Em uma tigela, coloque o fermento, o sal e o leite. Misture bem.
Acrescente o açúcar e os ovos. Mexa até que os ingredientes fiquem homogêneos. Adicione a manteiga e vá acrescentando a farinha aos poucos.
Mexa até obter uma massa que não grude nos dedos. Se necessário, acrescente mais farinha. Em seguida, sove a massa em uma superfície enfarinhada até ficar firme, mas macia.
Deixe descansar por cerca de 20 minutos. Posteriormente, abra a massa com um rolo e modele os sonhos com um cortador redondo, ou em forminhas de donuts. Acomode-os em assadeiras enfarinhadas e mantenha distância entre eles.
Deixe descansar por cerca de 20 minutos até dobrarem de volume. Depois frite os sonhos ou donuts e coloque-os para escorrer em papel-toalha.
Deixe esfriar e depois é só rechear.
O recheio fica por conta da sua criatividade, mas como sugestão deixamos para você a receita do clássico creme belga, ou creme de confeiteiro.
INGREDIENTES
Creme Belga
1 lata de leite condensado (395ml)
1colher (sopa) de amido de milho
1 copo de leite integral (200ml)
3 gemas.
1 caixinha de creme de leite (200ml)
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
MODO DE PREPARO:
Coloque em uma panela o leite condensado, o creme de leite, a essência de baunilha e as gemas peneiradas.
Dissolva o amido de milho no leite e junte aos demais ingredientes. Mexa bem e coloque em fogo médio até ferver, depois abaixe o fogo.
Continue mexendo até que o creme fique encorpado. Após engrossar continue mexendo para não grudar no fundo da panela e deixe cozinhar por mais 3 minutos até que o gosto do amido fique bem suave.
Desligue o fogo e transfira o creme belga para uma tigela. Cubra com filme plástico para evitar que forme película de nata e leve para gelar. Está pronto para ser utilizado.
Quer ter uma máquina que dosa o peso da massa de donuts ou sonho e ainda recheia de forma padronizada?
Assista ao vídeo da nossa máquina, no link abaixo, e entre em contato conosco.
É a sua oportunidade de ter seu próprio negócio.
https://indos.com.br/portfolio/id_machine_10_0/